Goleiro Eric, um talento que cresce no Grêmio Recreativo Pague Menos

Goleiro Eric, um talento que cresce no Grêmio Recreativo Pague Menos

[Por Juçara Araújo]

Habilidade debaixo das traves e facilidade em jogadas com os pés. Estas são as características marcantes dentro de quadra de Jamerson Eric Gomes da Silva, o goleiro Eric. Aos 20 anos, o jovem atleta, que entrou no time da farmácia para jogar a categoria sub 20 há dois anos, hoje integra o elenco principal de um dos maiores clubes de futsal do estado do Ceará, o Grêmio Recreativo Pague Menos. Eric divide o trabalho de defesa das traves com o experiente Melão, eleito “Melhor Goleiro” do Campeonato Cearense de Futsal – Adulto Masculino 2017; e com o goleiro Assis, que já tem um trabalho de destaque no futsal e no futebol 7 do clube . “O Eric tem um grande potencial. Este ano será de grande aprendizado e aprovação para ele, que já conta com a confiança do técnico Paulo César e de todos nós”, disse Melão.

Eric chegou ao clube em 2016. Fez teste para o time sub 20, na época comandado pelo técnico André de Cesares, e ficou no elenco. Começou a ser treinado pela equipe de profissionais do Grêmio Recreativo Pague Menos e, desde então, foi aperfeiçoando o seu talento. “Um bom goleiro, evoluiu muito de dois anos para cá, tem uma boa estatura, joga bem com os pés e tem uma boa finalização”, disse o preparador de goleiros, Paulo Henrique Morais.

Foto: Wallynsson Mouta

Sobre a trajetória de Eric no time da farmácia, na categoria sub 20: em 2016, conquistou o título de Campeão da Copa IS e Vice-Campeão Cearense; em 2017, foi Campeão da Copa Metropolitana, Campeão Cearense, Campeão da Liga Alvinegra e Campeão da Copa da Banana (esta última, na categoria adulto). Em 2018, primeiro ano no time principal, Eric disputa a Copa Estado do Ceará, na qual pretende obter um bom desempenho e conquistar bons resultados. “É um menino dedicado, está aqui pelos próprios esforços. Este ano ele pegou uma boa equipe, onde poderá desenvolver bem o seu talento”, analisou o colega de trabalho, o goleiro Assis.

Jamerson Eric começou a treinar com a “bola pesada” aos seis anos de idade, no Projeto do Chico, desenvolvido no bairro Conjunto Ceará (2ª etapa). O menino, que era levado aos treinos e incentivado pelo pai, começou jogando na linha – quem sabe, daí a habilidade adquirida para boas jogadas com os pés. Goleiro mesmo, só decidiu ser aos nove anos de idade, posição dentro de quadra que está até hoje e que faz dela a sua profissão.

Além da escolinha do Chico, o menino também treinou no Projeto ABC do Conjunto Ceará (4ª etapa) e no time Evereste do bairro Dias Macedo – pelo qual foi Campeão Cearense 2008, aos 11 anos de idade. “Este foi o meu primeiro título estadual e também o mais importante até segundo título, em 2017. No período de 2009 a 2015 fiquei parado, jogando somente em bairros. Voltei a disputar em competições federadas somente em 2016, aqui pela Pague Menos”, explicou.

Foto: Wallynsson Mouta

Eric nasceu no dia 14 de junho de 1997, na cidade de Fortaleza-Ceará, onde vive até hoje, sendo o segundo filho do motorista José Afrânio Gomes da Silva e da dona de casa Márcia Maria Gomes da Silva. Ele tem duas irmãs, a Sabrina Marcela, de 24 anos, e a Sarah Raquel, de 15 anos. O goleiro começou a cursar faculdade de Administração, em 2017, mas no momento o curso se encontra trancado. “Quero agradecer a minha família pelo total apoio”, concluiu.

Deixe um comentário

(required)

(required)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.