Ian: jovem promessa no futsal cearense

Ian: jovem promessa no futsal cearense

[Por Juçara Araújo]

Em seu último ano no futsal sub 20, o ala/fixo Ian Lucas Caminha, 19 anos, já brilha em competições profissionais da categoria adulta a nível local, estadual e até mesmo regional. O atleta compõe o elenco do Grêmio Recreativo Pague Menos desde 2016, mas o trabalho e a dedicação dele em quadra vêm de longo tempo, desde criança, quando começou a treinar no bairro em que vive. Em boa fase, o jogador pretende seguir carreira no futsal e revela que o esporte sempre o proporcionou coisas boas na vida.

Vindo de uma família simples, Ian é o segundo de três irmãos. Filho de mãe solteira, nunca conviveu com o pai, sempre foi a mãe, a senhora Elizabeth Maria Caminha, quem o apoiou em tudo. Reside no bairro Parque Araxá, em Fortaleza, desde quando nasceu em 24 de novembro de 1997.

Ian quando começou a jogar no Colégio Darwin, segundo jogador agachado da direita para esquerda (Foto: arquivo pessoal)

Ian quando começou a jogar no Colégio Darwin, segundo jogador agachado da direita para esquerda (Foto: arquivo pessoal)

Começou a treinar futsal no bairro onde mora, aos 8 anos de idade, quando surgiu uma oportunidade para fazer teste no time da AABB, onde ficou treinando e jogando. Depois ganhou bolsa de estudos para jogar e estudar na escola particular Darwin, onde permaneceu da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. “A minha mãe é pensionista e não tinha como pagar boa educação para mim e mais dois irmãos. Estudei em bom colégio graças ao futsal e por ele também tive a oportunidade de viajar para competir os jogos escolares em Belém (PA), Cuiabá (MG), João Pessoa (PB), além de um Campeonato Brasileiro que aconteceu aqui, em Fortaleza”, ressaltou.

Ian jogando pelo Darwin (Foto: arquivo pessoal)

Ian jogando pelo Darwin (Foto: arquivo pessoal)

Neste período, o menino também defendeu as camisas do América, Sumov, Bombeiros e BNB, respectivamente, até chegar ao Grêmio Recreativo Pague Menos, no ano passado, por onde já conquistou os títulos de Campeão da Copa Igor 2016 (sub 20), Vice-Campeão Cearense 2016 (sub 20), Campeão da Liga Nordeste 2016 (adulto) e Campeão da Copa LFA 2017 (Adulto). “Aqui no Ceará não vejo um clube melhor para estar, com melhor estrutura e trabalho. O clube dá oportunidade para você crescer, tem visibilidade… Se você for bem, você aparece”, disse Ian sobre o Grêmio Recreativo Pague Menos.
Além do futsal, a Rede de Farmácias Pague Menos também deu a primeira oportunidade de emprego ao garoto, em 2016, através do Programa Jovem Aprendiz. Desde o ano passado que Ian vinha jogando e trabalhando na empresa, tendo finalizado o contrato de um ano e três meses do programa em outubro último.

Ian (Foto: Juçara Araújo)

Ian (Foto: Juçara Araújo)

O jogador agora pretende se dedicar somente ao esporte e ingressar em uma faculdade no ano que vem. Continua no time da farmácia, por onde disputa o Campeonato Cearense e a Liga Alvinegra Júnior, ambas na categoria sub 20 e, para 2018, aguarda propostas.

1 Comment

    • Ednardo oliveira

      16 de novembro de 2017

      Parabéns Ian fui seu supervisor no CD pague menos,sei da sua competência profissional e respeito,justo, honesto, humilde e acima dedica no que faz ou seja no trabalho braçal ou nas quadras de futsal. VC é uma promessa de sucesso garoto lhe desejo saúde, sabedoria e sucesso garoto. Deus é fiel e contigo irmão. Ednardo (armerim)10 há colo no grêmio recreativo pague menos que é sucesso

      Reply

Deixe um comentário

(required)

(required)